Translate

Sunday, September 29, 2013

quando pensei em você

EXISTEM noites e noites, em muitas delas tenho pensado em você como nunca, como as muitas noites que pensei antes já não fossem suficientes. Então todos vivemos mais uma noite fria dessa primavera com jeito de inverso, olho fixamente para o teto de gelo sem estrelas e penso em você nas muitas noites. O teu rosto está desenhado num horizonte imaginário. Num instante, preciso mexer no computador e te vejo, então naturalmente penso em você. Imaginar tudo o que não fizemos e que eu sempre quis, a mentira que vivi quando te vi noutra mulher e outra e outra, dizendo-lhes tudo o que eu pensava em você, elas tão felizes e nunca fui tão solitário feito agora, nessa praia que diz tanto a meu respeito mas talvez saiba tão pouco do que sonho. Tenho outro horizonte, distante do teto de gelo, que também desenha a beleza do teu rosto e me faz pensar em você. Quando me dão a mão, eu sonho em tocar a tua mão. Quando beijo, eu beijo você. Nas noites intermináveis de luxúria e prazer, meu corpo clama silencioso a todo momento por você – e trocaria estas mesmas noites, mil e uma noites, só para estar ao teu lado e ter você num silêncio capaz de dizer tudo, desvelar todas as coisas e desnudar tudo aquilo que muitos chamam amor, seja em vão, duradouro ou definitivo.

ACONTECE que já tive muitas noites em muitos lugares da cidade e do campo. Realizei coisas, perdi outras, amigos foram e vieram, amores idem, mas nada, absolutamente nada se parece com o que penso sobre você, o que sinto sobre você – basta dizer o que meus poucos amigos riem quando sabem verdadeiramente de mim - “Schneider, você está absolutamente louco! Como pode trocar as mulheres que tem por um sonho juvenil de alguém que nunca te pertenceu? Você fumou maconha? Quer namorar um holograma, um avatar?” -, caçoam, às vezes até ridicularizam involuntariamente e penso que podem ter até razão, mas não sou capaz de controlar o que meu cérebro e meu coração pensam. Nenhum deles sabe do quanto você já me fez chorar, nem você sabe ou imagina – chorei porque magooei quem não devia porque penso em você – chorei porque imaginava você feliz em outros braços e lençóis mas era tudo uma bobagem. Basta mexer no telefone e procurar na agenda o teu nome para nada – não haverá ligação nem mensagem -, apenas pra te ver de alguma forma, fitar as letras, namoricá-las. Te sonhar e desejar e possuir como nunca, mas é algo difícil de explicar porque não se resume a carnes e lascívias, é muito, muito mais. É o querer bem, o querer conquistar, desbravar, anoitecer e amanhecer com você nos braços – e mesmo que nada fosse nada além disso, já seria um muito gigantesco.

Pois bem, ESTA é uma longa noite, a primeira de muitas que virão, a última de uma longa série há cerca de duas mil e cem ou mais. Em todas elas eu pensei em você. Quando escrevi um poema, pensei em você. Quando escrevi um longo conto que fala de uma viagem, foi delicioso lembrar que em certa manhã você morava nele – seiscentos quilômetros de distância e eu não parava de pensar em você. Lá mesmo cometi alguns pecados, um maior, mas não deixei de pensar em você – somos assim: fazemos das tristezas combustível para praticarmos bobagens que, no fundo, só servem de distração ou preenchimento da mente contra a dor, a perda, a ausência. Esta é uma noite à beira-mar, deserta, vazia, com quase ninguém na grande calçada e eu ainda penso muito em você. Perto da pedra do Leme dois namorados acariciam-se com os rostos e eu penso em você. Na Prado Júnior certamente alguém que não vejo fará sexo com uma linda mulher e eu apenas pensarei em você. Em algum lugar desta cidade fria pessoas são felizes, tristes, mera companhia - enquanto a minha solidão, que passa por todos os lugares e multidões, namora você, a tua imagem, a tua lembrança, o teu rosto delicado e o sorriso de mil pérolas. A primavera há de saudar um verão, as ruas serão mais risonhas, os poetas encontrarão as bailarinas de suas vidas, as multidões gritarão nas arquibancadas do Maracanã, Copacabana será pequena para o Ano Novo, mas tudo o que penso é um dia encontrar você. Te namorar. Te viver. Fazer o nosso mundo secreto enquanto a vida escorre sem sentido no coração das grandes metrópoles. FRIA a noite, abençoado seja cada momento em que penso em você.


@pauloandel

No comments: