Translate

Tuesday, May 24, 2011

OS CLÁSSICOS SÃO ETERNOS



Hoje, Bob Dylan faz 70 anos.

Não se trata de dizer apenas que é um dos aniversários do rock n' roll, ou da música norte-americana.

Trata-se de um dos aniversários mais esperados da Terra. Para muitos, Bob Dylan é o artista norte-americano mais influente de todos os tempos em qualquer área.

Há quase 50 anos, Bob Dylan dá as cartas na cultura mundial, com sua poesia fantástica, sua reverência ao passado, seu sem-par de temas que serviram (muitas vezes, sem a intenção dele) como música de fundo para protestos, questionamentos e novos paradigmas a partir dos anos 60. Sem Dylan, os pais e quase-avôs de hoje seriam mais pobres do ponto de vista intelectual. E o que dizer de quem influenciou diretamente a ninguém menos do que os Beatles?

Quando tudo parecia perdido e Bob fingia sugerir que tinha perdido a mão, em 1997 ele grava "Time out of mind", um de seus grandes clássicos e, desde então, uma retomada com discos maravilhosos como "Love and Theft" e o magistral "Modern Times". Sim, depois de incendiar toda uma geração do ocidente, já depois dos cinquenta anos ele ainda tinha fôlego para trabalhos espetaculares. Sua "The Neverending Tour" começou em 1988, passando por grandes palcos e ginásios até cabarés do Velho Oeste. Incansável, Dylan é pau para toda obra.

Incansável. Questionador. Provocador. Menestrel. Influência decisiva no pensamento mundial das últimas décadas. Tudo é pouco para descrever o gênio de Bob Dylan.

Quem me dera estes setenta anos pudessem ser cento e cinquenta.

Abraço de sempre e obrigado por tudo, Bob. "The times they are a-changin'"

Paulo-Roberto Andel, 24/05/2011 


2 comments:

Carlos Ricardo Soares said...

Paulo,

Partilho dessa admiração por Bob Dylan, uma das melhores e inesquecíveis referências musicais desde a minha juventude.

Abraço

Lau Milesi said...

São mesmo, concordo. Bela homenagem !!
Curti e ainda curto muito suas músicas.Muitas delas,consideradas revolucionárias,viraram hinos na luta pela igualdade ou contra governos opressores.
“Forever Young",amo de paixão, sem contar as também conhecidíssimas "The times they are a-changing", "Blowing in the wind”, "Any day Now" ...e por aí vão os sucessos desse "mito". :0 Adorei seu post!!! Beijosss

*Paulinho, e os CDs do outro Bob ( o Marley) que continuam aqui?