Translate

Monday, January 14, 2013

Cinema da Romênia



Mostra reúne 19 filmes da produção cinematográfica da Romênia pós-2000

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 15 a 27 de janeiro, a mostra “Cinema Romeno Contemporâneo”, que vai exibir um panorama da produção cinematográfica romena dos últimos 10 anos. Além da exibição dos filmes, serão realizados dois debates, com os temas “O cinema romeno e o sucesso da crítica”, no dia 19, e “A crise política do Leste Europeu, seu reflexo no cinema e as possíveis relações com o cinema brasileiro”, no dia 26.

A programação inclui os mais importantes filmes da cinematografia romena pós-2000, selecionados pelos curadores Diogo Cavour e Ana Ribeiro. A mostra busca suscitar tanto um debate histórico sobre o país europeu, quanto um debate estético, revelando o cinema romeno contemporâneo como um fenômeno e não uma indústria ou um movimento. Destacam-se os dramas individuais de personagens, vivendo um cotidiano povoado por crises políticas, no momento imediatamente anterior à queda do comunismo ou no momento atual.

“O objetivo da mostra é apresentar um panorama da nova geração de cineastas romenos, que surge no final dos anos 1990, mas que só passa a ganhar destaque e atenção da crítica internacional no decorrer dos anos 2000. Mesmo sendo, em sua maioria, investidas individuais, jovens cineastas já conquistaram inúmeras premiações e fama internacional. Apesar da relutância em defini-los como um grupo, observa-se um conjunto de afinidades estéticas e temáticas”, explicam os curadores.

Entre os filmes em cartaz, na mostra, destacam-se: “Trem da vida”, do diretor Radu Mihaileanu, sucesso de público e crítica; “12:08, à Leste de Bucareste”, de Corneliu Porumboiu, que conquistou a Caméra d’Or para diretor estreante, em 2006; “4 meses, 3 semanas e 2 dias”, de Cristian Mungiu, Palma de Ouro em Cannes, em 2007; e “California dreaming”, de Cristian Nemescu, que venceu a Un Certain Regard, em 2007.

Serviço:
Mostra “Cinema Romeno Contemporâneo”
Data: de 15 a 27 de janeiro de 2013 (terça-feira a domingo)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.
Lotação: 78 lugares (mais 3 para cadeirantes)



No comments: