Translate

Wednesday, March 16, 2011

SOBRE RICHARD ASHCROFT


A noite de sexta-feira não tem calor ou frio, apenas Richard Ashcroft está ao meu lado com sua voz marcante, berrando em plenos pulmões uma frase que me parece emblemática: "Are you ready?". Não creio. Não creio mais. Não acredito no ser humano preparado, em permanente estado de alerta, buscando uma perfeição impossível; somos tão falíveis que qualquer sopro pode cerrar a porta de nossas vidas. "I'm not ready so!", diria a um conhecido qualquer que aqui estivesse enquanto contemplo as cenas televisivas: a destruidora imponência do terremoto e seu tsunami promovendo o mau espetáculo de dor e morte na Ásia. Não estou pronto, talvez nunca esteja, mesmo que seja frente a um simples café no centro da capital trocando prosa com outro conhecido. Não estou pronto para os horrores do verão, os maus-lençóis de agosto, a rijeza de um maio qualquer. A mutação constante não é fortaleza frente às mazelas da vida; a cada momento, eis que uma fagulha possa se tornar vulcão e, assim, nos tragar como o nada que somos frente à grandeza do universo. A música não para de tocar; Richard Ashcroft já fez canções mais pesadas e instigantes, já fez a casa cair sem que alguém sucumbisse, tudo muito diferente da televisão muda e aterrorizante. Era música, talvez aquela que pontuasse meu rápido bate-papo com o Moraes nos subterrâneos da estação Carioca ou, noutro caminho, me inebriasse numa tarde de amor com uma mulher proibida. É a dor: o tsunami segue firme em sua obsessão pela morte. Não estou preparado; quando estiver, serei tão frio e indiferente que nada será mais importante do que o fim de uma canção, e não é o que quero. A força do Japão há de renascer dos escombros, tal como foi contra uma bomba atômica; Richard Ashcroft insiste numa negativa. Noutra vizinhaça, os casais e combos se preparam para a dança do sexo de sexta-feira. As cinzas do carnaval navegam delicadamente pelo ar noturno. Meu bloco-do-eu-sozinho é um coro de multidão; é um bloco, é um blog. Isso é música? Quem sabe?


Paulo-Roberto Andel, 11/03/2011

6 comments:

Elika Takimoto said...

Bela reflexão, Paulo. Bela reflexão.

Beijaço

Lau Milesi said...

Sensacional !!! Essa peguei pra mim. O mundo é egoísta. Você é d+, meu amigo. Que bom gosto musical,esteve bem acompanhado. Lembrei dos CDs da Bélgica que nunca chegaram às suas mãos.:)

Falou em "combo", lembrei daqueles combos "pipoca + refrigerante" do cinema e de um outro, o "combo "olho -próprio umbigo", muito em moda atualmente. Acabei de receber a notícia sobre o blog da Maria Bethânia e que me deixou bem irritada.Ela entrou para os Trendings Topics Brasil do Twitter e já aparece até nos Trending Topics Mundial depois de ter recebido R$ 1,3 milhão do Ministério da Cultura para criar um blog chamado " O mundo precisa de poesia". A proposta do página é que a cantora publique diariamente um vídeo declamando poemas, numa série de 365 clipes dirigidos por Andrucha Waddington.

Estão chovendo críticas à Maria Bethânia e ao MinC no twitter, segundo a Esther Medina do Jornal Extra. Eu estou indo pra lá. O Lobão escancarou. Todos ao Twitter.

Beijossss e muitos parabéns, viu??

Paulo-Roberto Andel said...

Obrigado de sempre, queridas.

Beijaço idem.

PS: Ainda não estou plenamente inteirado sobre o Blog de Bethânia, creio que seja preciso se aprofundar melhor nesta questão. Se Lobão foi contra, causa-me preocupação, porque ele, símbolo de minha juventude, virou um serviçal do PSDB em SP. Mas vamos ver.

Anonymous said...

Música afinadíssima, amigo!! Concordo quanto ao Lobão, mas de fato, com todo respeito à Bethânia, essa do MinC me desconcertou...

Bjs!!

Paulo-Roberto Andel said...

É, Daniele, eu não sei extamente em que pé foram as coisas. Deram a notícia de um blog caríssimo, mas se o Andrucha vai fazer, entendo que isso seria rodado em filme de cinema - o que é caríssimo, por exemplo. Enfim, não sei dizer, mas primeiro vou deixar baixar o oba-lá-lá e depois verifico pra opinar melhor. O que você souber antes, me avise. Beijoca.

Loló said...

Grande Paulo!