Ah, o grande tribunal da insólita perfeição humana julgando a tudo e a todos em cada esquina. Sabem tudo, viveram tudo e apontam o dedo em riste para tudo que lhes desagrada, apenas por casuísmo. São infalíveis, infalíveis, exceto para ocultar a própria hipocrisia e as vacilações - imponentes e arrogantes, quantas vezes foram dependentes de tudo? É um grande tribunal de merda, que representa bem a grande farsa da vida cotidiana brasileira. Uma aberração. Não precisamos de mais tribunais de acusação, mas de gente na acepção da palavra.
Sunday, October 19, 2025
Saturday, October 18, 2025
Raridade
Por aqui é a madrugada mais silenciosa do ano. Inigualável.
Parece que todos dormem o sono dos justos e que há justiça.
Incrível.
Parece uma noite de paz!
Como pode?
Essa cidade não é para isso.
Mas segue o som do silêncio no coração carioca. Uma rara oportunidade.
Thursday, October 16, 2025
Ace Frehley (1951-2025)
Morreu Ace.
Os sonhos passam rápido demais, os heróis da juventude não são eternos como gostaríamos.
O craque, o ator, o guitarrista, todos fundamentais para darmos sentido à vida. Buscarmos conforto para dias vazios.
Morreu Ace. Talvez fosse previsível, mas sempre antes da hora.
Ficam grandes imagens, grandes sons e um sopro de juventude que, se já não existe, foi divertido para valer.
Quando a gente tem certa idade, deveria estar pronto para estas coisas, mas acontece que eu não estou. Não me importo em ser imaturo, onde está a emoção e a alegria daqueles maduríssimos em vão?
Morreu Ace e quem é do rock sabe o tamanho dessa pancada.
@p.r.andel
Wednesday, October 15, 2025
Um biscoito à noite
Peguei um biscoito para lanchar e do nada me lembrei dos meus velhos tempos no campo, já muito distantes. Nossas refeições eram baratas e pequenas, de modo que no campo ter um lanche é um verdadeiro luxo.
Às vezes à noite nos juntávamos nos acampamentos para conversar, olhar o céu, falar das garotas que amávamos e também rir um pouco. Foram momentos especiais que se repetiram muitas vezes - até hoje não sei dizer como conseguíamos acampar tanto em tempos de inflação e pobreza agudas. O grupo se juntava, todos se cotizavam e todo mundo ia. Nunca vi uma criança deixar de ir aos acampamentos escoteiros por falta de dinheiro.
Com o tempo, as noites no campo me trouxeram para o aquário natal. A praia de Copacabana, onde sempre joguei bola na juventude, também virou um ponto de referência da noite. Ficar na areia vendo o ir e vir do Atlântico Sul. Hoje fica difícil fazer por causa da segurança, mas era maravilhoso.
Acho que minha admiração pela atmosfera da noite veio dali. Apreciar o silêncio, o horizonte mudo e misterioso. Pensar. Refletir. É o que mais tenho feito desde que a idade me proibiu de ser criança. Campo, talvez nunca mais, mas o silêncio na janela de uma casa ou no centro de uma cidade do interior possam ser equivalentes. Há tempos não faço isso. É importante fazer.
Thursday, October 09, 2025
A vida não perdoa os escrotos
moro no brasil. tenho sorte de poder ir para o trabalho sem trânsito, sem horas sofridas e humilhantes em pé, sem ameaças de tiros e morte a granel. estou a caminho, contando que os clientes fortaleçam a causa. trabalho de bermudas e chinelão, ouço jazz e leio poemas malditos ou crônicas de futebol - e não deixa de ser engraçado que isso signifique fracasso para sujeitos que, aos 50 anos de vida, ainda são deslumbrados com ternos e, glup, "gente importante" (cafonice máxima)). Senhor! Meu luxo está em hambúrgueres, livros e discos. Nunca me preocupei com fortuna, poder e sucesso, nada disso. Onde estão as pessoas poderosas e bem sucedidas de 40 ou 50 anos atrás? Salvo uma ou outra, morreram anonimamente. Tudo é efêmero. O que importa é fazer o bem, ter poucos bons amigos e seguir pelo grande mistério de uma estrada que parece interminável mas que na verdade é finita. Considerar as pessoas, ser amigo de verdade, zelar pelo próximo, fazer algum esforço por um mundo melhor. O resto não conta muito. Explode uma veia, você está morto. Um passo em falso na esquina, bum! Morrem todas as mesquinharias e sedes de poder. Então o jeito é aproveitar fazendo coisas legais, sendo legal mesmo. Os traíras, por exemplo, parecem poderosos de dia, mas toda noite dão de cara com a própria degeneração e roem a própria dor. você pode enganar muito a todo mundo, mas não a si mesmo - e isso rasgará tua alma, acredite. Pule fora desse buraco a tempo, a vida não perdoa os escrotos.
angus
Sunday, October 05, 2025
Deus e o diabo
Deus está debaixo da mesa
O diabo está atrás do armário
Deus está atrás da porta
O diabo está no meio da sala
O que há de errado com meu coração?
O que há de errado?
Deus está lendo jornal
O diabo está dançando
O diabo está fazendo o jantar
Deus está escrevendo uma carta
O que há de errado com meu coração?
O que há de errado?
Deus está sonhando
O diabo está fazendo discurso
Deus está lavando os pratos
O diabo está tocando piano
Deus é o teto da casa
O diabo é a porta dos fundos
O diabo é o chão da cozinha
Deus é o vão da entrada
O que há de errado com meu coração?
O que há de errado?
Deus está debaixo da mesa
O diabo está atrás do armário
Deus está atrás da porta
O diabo está no meio da sala
O que há de errado com meu coração?
O que há de errado?
Deus está lendo jornal
O diabo está dançando
O diabo está fazendo o jantar
Deus está escrevendo uma carta
O que há de errado com meu coração?
O que há de errado?
O que há de errado com meu coração?
O que há de errado com meu coração?
O que há de errado?
Titãs, 1989